24.9.12

Quem sou como professor e aprendiz?


Antigamente quem era ou tinha um professor na família era motivo de muito orgulho, porém nos dias atuais é uma das categorias menos favorecidas e que os novos jovens menos se interessam em se graduar.
Eu ainda vejo a docência como uma das profissões de grande respaldo de aprendizagem, pois dentro de uma escola se tem muito mais oportunidade e acesso ao diálogo aberto sobre os novos métodos de ensino tecnologia.
Ser professor nos tempos atuais é uma grande responsabilidade, e nesse contexto tecnológico é um grande desafio a si mesmo, pois ao mesmo tempo que ensinamos também aprendemos estamos atualizando nossas fontes de ensino, ou seja, é um ciclo sem fim.

Entrevista Ladislau Dowbor - Educação e tecnologia




A entrevista é uma crítica as maneiras de educação atuais. Diante ao grande crescimento das tecnologias a escola tem perdido a capacidade de organizar o conhecimento em meio aos bombardeios de informações é preciso que o professor refina elas para depois transmiti-las e fazer dos alunos grandes pensadores. A escola muitas vezes se preocupa em capacitar o professor diante das novidades e esquece de ensina-los a organizar seus métodos, os professores continuam alienados em meio as tecnologias. Ao invés de colocar atividades diante dos alunos promover um momento de diálogo pra que eles sejam pessoas críticas, saber de onde vem a informação, não se conformar com ela mas saber discorrer as idéias, refazer um método de aprendizagem.

Reflexões Iniciais da TICs



Na última década a demanda de tecnologias aumentou de forma que abrangeu um grande parte da sociedade, com isto as escolas se viram na necessidade de instalar essas tecnologias para alunos e professores, a nova geração de crianças e adolescentes aprende de forma ágil e os professores hoje tem tido a oportunidade de se capacitar e aperfeiçoar suas habilidades para atender as novas tecnologias.
O desafio diante disto é grande, pois temos que nos moldar de acordo com as mudanças que hoje acontecem de repentinamente, a cada dia novas tecnologias surgem e aquilo que se aprendeu “ontem” já faz parte do passado, e somos obrigados voltar e aprender o “novo”.
A sociedade/escola tem tido essa preocupação de capacitar os novos e antigos docentes para colocar os alunos e professores em interação direta sem mediador.
Fazer parte desse movimento tecnológico é satisfatório, pois rompemos nossas barreiras e alargamos nossos conhecimentos diante de um mundo que está em constante progressão.